Automação de marketing consiste em usar um software e/ou tecnologias para criar cenários automatizados para determinadas ações de marketing que são repetitivas. As tecnologias de automação ajudam os profissionais de marketing a entenderem a jornada do cliente em potencial, automatizando tarefas repetitivas, gerando leads qualificados, oferecendo conteúdo relevante para avançar na jornada de compra e, assim, convertê-los em clientes.
A automação de marketing é extremamente importante para melhorar a taxa de conversão geral de suas campanhas digitais. De fato, pode ser integrado em cada uma de suas ações de marketing.
Alguns números sobre automação de marketing
Antes de começarmos, vamos analisar alguns fatos interessantes sobre automação de marketing:
- 75% dos empresários dizem que usam automação de marketing para executar suas campanhas de marketing;
- Em média, as empresas que implementam uma estratégia de automação de marketing experimentam um aumento de 417% na receita de acordo com o The Annuitas Group;
- A automação de marketing é uma das principais ferramentas utilizadas para criar uma experiência personalizada para os visitantes de um site ou outra plataforma;
- A automação de marketing leva em média a um aumento de 14,5% nas vendas e ao mesmo tempo permite uma redução média de 12,2% no orçamento de marketing gasto.
Como você já deve ter entendido, a automação de marketing é uma ferramenta extremamente eficaz se for bem utilizada.
Descubra como implementar uma estratégia de automação de marketing
Agora é a hora de ver com mais detalhes o que é automação de marketing e quais são suas diversas vantagens. Para usar a automação de marketing em sua estratégia digital, você precisará desses 3 elementos:
Criação de segmentações de base
A automação de marketing conta com inteligência artificial e usa diferentes rastreadores que permitem monitorar o comportamento online de seus visitantes. Também é possível oferecer pop-ups personalizados em um site de acordo com as páginas visualizadas por um visitante ou criar formulários solicitando informações diferentes com base nas já coletadas.
Automação do desenvolvimento comercial
A automação de marketing é frequentemente usada para converter seus leads em clientes, permitindo que você gere mais receita para o seu negócio. Esse software identifica e alimenta seus clientes em potencial com conteúdo, graças à pontuação de leads sobre a qual falamos antes. Assim, a automação de marketing está no centro de sua estratégia de desenvolvimento de negócios e acompanhamento de prospects.
Automação do fluxo de trabalho
A automação de fluxo de trabalho envolve a utilização de softwares e aplicativos para gerenciar tarefas que antes eram realizadas manualmente. Isso pode incluir a criação e distribuição de documentos, o agendamento de reuniões, a aprovação de pedidos e a gestão de estoques. Ao automatizar esses processos, as empresas podem reduzir o tempo necessário para concluir tarefas, aumentar a precisão e melhorar a comunicação entre equipes.
Por fim, o uso de um software de automação de marketing permite simplificar tudo isso e até automatizá-lo completamente quando sua estratégia estiver bem implementada. Quer implementar uma estratégia de automação em sua empresa?
Entre em contato com a Farol Marketing e descubra como implementar uma estratégia de automação de marketing em seu negócio.